Menu fechado

O que são Rótulos?

O uso de rótulos nos produtos é de extrema importância ao consumidor final, pois é uma forma de transmitir informações detalhadas sobre o que ele pretende comprar ou consumir.

Na indústria alimentícia, por exemplo, os rótulos são obrigatórios para que o consumidor saiba quais foram os ingredientes usados em seu desenvolvido e sinta mais seguro. Assim, ele pode evitar confusões por consumir itens que não gosta ou que possua alguma alergia.

Os rótulos são praticamente a descrição do produto e por isso podem conter muitas informações relevantes que favorecem o consumo dos clientes assim como a sua fidelização.

Quer saber mais detalhes sobre o que são rótulos e os benefícios em usá-los? Veja no texto.

Segurança e eficiência: os benefícios em usar Rótulos em seus produtos

De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os rótulos são peças gráficas que transmitem inscrição, legenda e imagem a respeito de um produto.

Eles são fixados sobre a embalagem do produto e servem como uma apresentação ao consumidor com mais segurança, credibilidade e eficiência, além do fato de ser uma exigência da lei – cuja obrigação é apresentar as informações necessárias sobre as mercadorias de uma marca em específico aos seus consumidores.

Esses rótulos precisam ser personalizados com informações que descrevem o produto como um todo, como por exemplo, os ingredientes usados em sua fabricação, a origem, a tabela de valor nutricional (alimentos), a validade e outros, pois assim podem garantir benefícios como:

  • geram credibilidade a marca;
  • aumentam as chances de o consumidor considerar a compra;
  • seguem a lei e evitam confusões;
  • comunicam e criam um vínculo com o consumidor;

Onde e como usar os Rótulos?

Os rótulos são usados em diversas embalagens de produtos, mais precisamente em alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, eletrodomésticos e inclusive em alguns móveis.

Eles devem servir como uma descrição do produto e por isso são obrigatórios em grande partes dos produtos, mas cada um seguindo as orientações e exigências da ANVISA – que é o órgão responsável por fiscalizar o desenvolvimento dos produtos comercializados no mercado.

Produtos como brinquedos, roupas e sapatos, por exemplo, também podem receber rótulos personalizados, mas nesse caso podem ter informações menos específicas ao comparar com outros produtos – como é o caso dos alimentos que precisam indicar os ingredientes usados, validade, data de fabricação, indicação de idade e assim em diante.

Os formatos e tamanhos dos Rótulos

Não existem padrões quanto aos formatos e tamanhos dos rótulos de produtos. Na verdade, isso varia com a quantidade de informações que cada marca deseja transmitir ao consumidor.

Portanto, é possível criar rótulos em formato retangular, quadrado e assim em diante.

O ideal é observar as informações que serão transmitidas e apenas depois desenvolver o rótulo, pois dessa forma pode criar peças mais atrativas e que combinam com a embalagem.

Deseja desenvolver rótulos informativos e atraentes para os seus produtos? Entre em contato com a nossa equipe Multi Press PDV e saiba mais informações.

 

Call to action

Open chat